Literatura e Sociedade n. 27 - Dossiê Temático "Romance de Formação: caminhos e descaminhos do herói"

Em sua vigésima sétima edição, a revista Literatura e Sociedade, vinculada ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH - USP), contempla “Romance de Formação” (Bildungsroman) em seu dossiê temático "Romance de Formação: caminhos e descaminhos do herói", organizado pelo Prof. Dr. Marcus Vinícius Mazzari. 
 
O tema da formação do indivíduo e do desenvolvimento de suas potencialidades sempre exerceu grande fascínio sobre os romancistas. Assim se constituiu uma tendência universal na literatura, qual seja, colocar em cena personagens em processo de amadurecimento, aprendizagem, educação - de formação, enfim. Nessa perspectiva, para se considerar um romance no âmbito da tradição do romance de formação e desenvolvimento não importa se o caminho de formação narrado conflui para um desfecho positivo ou se fracassa inteiramente.
 
Dado o número das valiosas contribuições recebidas, o dossiê foi dividido em dois números. Essa Primeira Parte, publicada agora, enfeixa ensaios não só sobre romances europeus (de diversas literaturas), mas contempla também reverberações do Bildungsroman na África (Paulina Chiziane) e no Brasil (G. Rosa, J. Amado, C. Lispector, D. Jurandir). A Segunda Parte, ainda em preparação, trará textos sobre José María Arguedas, Balzac, Thomas Bernhard, Dickens, Dostoiévski, Flaubert, E. T. A. Hoffmann, Novalis, G. Ramos, I. Svevo e novamente Goethe, G. Rosa, Thomas Mann, entre outros. (Há também um belo ensaio de Maria Augusta Vieira sobre o “Dom Quixote” sob o aspecto da aprendizagem: “Cervantes: dom Quixote e Sancho Pança – Fragmentos de uma aprendizagem deleitosa”.)
 
 

Coordenação: Prof. Dr. Edu Teruki Otsuka

Vice-coordenação: Prof. Dr. Anderson Gonçalves da Silva

Comissão Coordenadora de Programa:

  • Edu Teruki Otsuka
  • Anderson Gonçalves da Silva
  • Jorge de Almeida
  • Viviana Bosi
 

 

 

Secretaria: Rosely de Fátima Silva
E-mail: postllc@usp.br
Telefone: 3091-4893