Literatura e Sociedade - Projetos de Pesquisa

LITERATURA E SOCIEDADE

 

Formas Culturais Contemporâneas

Docente Responsável: Edu Teruki Otsuka, Anderson Gonçalves, Ivone Daré Rabello

A pesquisa pretende investigar a presença de traços específicos da experiência histórica contemporânea em formas culturais brasileiras, sobretudo literárias, mas também cinematográficas e, eventualmente, outras formas, não necessariamente artísticas. Trata-se de buscar uma perspectiva ampla, com o intuito de identificar núcleos temático-estruturais em que se revelam questões particulares da atualidade.

 

Literatura Brasileira dos Anos 1930 aos Anos 1970 e as Leituras do Brasil

Docente Responsável: Ivone Daré Rabello

Este projeto objetiva investigar as maneiras pelas quais as interpretações a respeito do Brasil estão representadas e formalizadas nas obras de Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski e Elizabeth Bishop. Pretende também investigar o grau de tensões e contradições de tais interpretações, à luz, também, de estudos já tradicionais sobre a dinâmica da modernização no país, bem como sobre os estudos que efetivam a crítica desses clássicos. Por um lado, a leitura das tensões entre campo e cidade, entre a estrutura da família patriarcal e os dilemas do sujeito moderno (em Carlos Drummond de Andrade), ao longo dos anos 1930, 1940 e 1950, e seu confronto com o olhar da estrangeira Elisabeth Bishop (que morou no Brasil nos anos 1950 e parte dos anos 1960) para quem tais contradições surgem como elementos pitorescos, permitem contribuir para compreender questões centrais àqueles anos decisivos, seja no processo de atualização da consciência estética, seja no empenho em "(re)descobrir e (re)interpretar" o país, que realizava novo salto modernizador, sem, não obstante, superar as estruturas tradicionais que detinham o poder. Por outro lado, na interpretação de Paulo Leminski, o Brasil surge representado na tensão entre civilização (e domínio do "esclarecimento") e "barbárie" (na natureza - ambiental e humana - indomável e avessa à "domesticação" esclarecida), cujo resultado seria a impossibilidade de qualquer projeto de racionalização. No final dos anos 1950, e ao longo dos anos 1960 e 1970, não será esta a única obra a propor a impossibilidade do "milagre", que interromperia, assim, a ideologia sobre o país como uma "procissão de milagres", nas palavras de Sérgio Buarque. É assim que o projeto pretende - no recorte aqui proposto - realizar a crítica dessas figurações literárias e das concepções que ali ficam formalizadas.

 

Questões sobre Poesia e Cultura nos Anos 70

Docente Responsável: Viviana Bosi

Depois de haver escrito ensaios sobre alguns poetas (Ana Cristina Cesar, Francisco Alvim, Armando Freitas Filho, Rubens Rodrigues Torres Neto, Sebastião Uchoa Leite e José Paulo Paes), na primeira fase da pesquisa, agora intentamos aprofundar temas e problemas comuns a estes e outros poetas, tais como a ironia, a discussão sobre os limites da arte, a dessublimação, o tipo de subjetividade e de agrupamento coletivo característico, o tipo de linguagem, e outros - em relação com um quadro maior da cultura da época.

 

Teoria da Lírica: O Autor e sua Poética

Docente Responsável: Ariovaldo Vidal

A pesquisa busca compreender a poética dos autores estudados enquanto modo de construção da forma em seus vínculos com a tradição literária e a matéria social configurada. Nesse sentido, o trabalho de pesquisa supõe uma leitura analítica e atenta da obra escolhida, tendo como princípio norteador a materialidade do poema, cujos elementos estruturais enformam os temas decisivos do autor, criando uma unidade legível de sentido. Os autores trabalhados pertencem basicamente ao quadro da poesia moderna e contemporânea brasileira, entre eles Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond, Cecília Meireles, João Cabral e Simone de Andrade Neves.

 

Teoria da Narrativa: Prosa Brasileira Moderna

Docente Responsável: Ariovaldo Vidal

A pesquisa busca analisar e interpretar obras e autores posteriores a 1930, especialmente aqueles que não têm recebido muita atenção da crítica universitária, seja no romance, conto, diário, crônica etc. São considerados aspectos de gênero, tema e contexto histórico-literário.

 

Teoria do Romance: Estratégias Narrativas e Conjunturas Histórico-Políticas em Perspectiva Periférica

Docente Responsável: Marcelo Pen Parreira

A discussão em torno do realismo e da crise do narrador, além das conjunturas locais no cenário do moderno capitalismo mundial, com a consequente cota de fratura, de ambivalência e de desconfiança incorporada na forma narrativa, abre caminho para o entendimento da ficção contemporânea. A partir das experiências dos escritores Henry James e Machado de Assis, este projeto visa a refletir sobre o processo de formação e consolidação do gênero romanesco no Brasil e nos Estados Unidos, bem como a ponderar os rumos que ele tomou no século XX na esteira do desenvolvimento dos movimentos de vanguarda, em diversas literaturas nacionais. Queremos entender a persistência de certos modelos artísticos e de pensamento inaugurados nos Oitocentos, assim como seu progresso a partir de novas crises e novas configurações histórico-sociais.

 

Teoria do Romance: Ética, Alteridade e Política nas Jovens Nações Emancipadas

Docente Responsável: Marcelo Pen Parreira

Este projeto visa a refletir sobre o processo de formação e consolidação do gênero romanesco no Brasil e nos Estados Unidos, partindo de seu desenvolvimento no século XIX. A partir do exame da legitimação artística do gênero, cumpre ponderar os rumos que ele, assim como a crítica a seu respeito, tomaram no século XX na esteira do desenvolvimento dos movimentos de vanguarda e das várias gerações modernistas, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Queremos entender a persistência de certos modelos artísticos e de pensamento inaugurados nos Oitocentos, assim como seu progresso a partir de novas crises e novas configurações histórico-sociais.

 

Vertentes Críticas e Verbetes: Literatura, Cultura e Sociedade de Antonio Candido

Docente Responsável: Maria Augusta Fonseca

O projeto tem por objetivo o estudo de algumas vertentes da obra crítica de Antonio Candido, consideradas a partir de dois ângulos diversos, embora complementares, num percurso que se estende dos anos de 1940 a 2007, sem descartar ensaios que o Autor venha a publicar enquanto a pesquisa estiver em andamento. Na primeira parte os verbetes serão reunidos em blocos temáticos, hierarquizados com base numa seqüência temporal, de modo a observar usos dos conceitos em perspectiva histórica. Serão ainda privilegiadas as relações entre textos e formas variantes. Os verbetes serão acompanhados de bibliografia, contendo indicações sobre textos que guardam proximidade com o verbete de base, seguidos de comentários. A segunda parte será dedicada ao estudo analítico dos ensaios que servem apoio ao projeto.

 

Vicissitudes da Hegemonia Cabralina na Poesia Brasileira Contemporânea

Docente Responsável: Iumna Maria Simon

Análise crítica da presença marcante da poesia construtiva de João Cabral na produção poética brasileira, em particular a partir dos anos 1990, quando a relação com a tradição moderna, nas modalidades de citação, referência textual e apropriação de procedimentos, configurou o que tenho designado como “retradicionalização frívola”.