Crítica e História Literária - Projetos de Pesquisa

CRÍTICA E HISTÓRIA LITERÁRIA 

 

Antonio Candido e a Crítica Brasileira

Docente Responsável: Edu Teruki Otsuka

O projeto busca estudar o trabalho de Antonio Candido e suas relações com a crítica literária brasileira nos anos 1940 e 1950. Pretende-se investigar a trama conceitual articulada na crítica de Antonio Candido e reconstituir os contextos específicos de sua elaboração, não apenas na esfera da crítica literária, mas também nos âmbitos cultural, institucional e político.

 

Caminhos e Descaminho da Arte e Antiarte na Poesia de Drummond e na Poesia Contemporânea

Docente Responsável: Iumna Maria Simon

Em linhas gerais, trata-se de um projeto voltado para a pesquisa de um amplo recorte histórico da produção poética brasileira, tendo como referência a dialética do literário e do antiliterário na poesia de Drummond, de Alguma poesia a Lição de coisas, e como ponto de chegada a poesia produzida a partir dos meados da década de 1980 que, em grande parte, se refugiou no polo exclusivo do literário. A abordagem acompanhará o ritmo estético e histórico da produção poética no andamento do modernismo e seus desdobramentos, a ser cotejado com as tendências retradicionalizadoras contemporâneas. Confrontando, portanto, a historicidade das formas modernas e pós-modernas praticadas no Brasil, sem perder de vista seus vínculos e filiações internacionais, procuro identificar e avaliar as contradições e impasses desse largo percurso nos planos da matéria formalizada, dos recursos técnicos e compositivos e do significado histórico-social.

 

Contrastes da Modernidade: História, Teoria e Crítica

Docente Responsável: Iumna Maria Simon

Estudo da dinâmica histórica da formação, estabilização e desagregação do projeto moderno no Brasil, considerando os diferentes momentos desse processo, bem como as obras literárias mais significativas.

 

Estranhamento

Docente Responsável: Aurora Fornoni Bernardini

Estudo do procedimento do estranhamento em obras literárias e sua descrição crítica.

 

Os Lugares do Sertão

Docente Responsável: Eduardo Vieira Martins

O objetivo deste projeto é discutir a construção literária do sertão no século XIX, mais particularmente nas obras de Bernardo Guimarães, Taunay, José de Alencar e Franklin Távora. Dando continuidade ao projeto de mesmo nome desenvolvido entre 2010 e 2014, a segunda fase da pesquisa tem a finalidade de aprofundar a análise de quatro narrativas produzidas em torno do decênio de 1870: O ermitão do Muquém (1868), de Bernardo Guimarães, La retraite de Laguna (1871), do Visconde de Taunay, O sertanejo (1875), de José de Alencar, e O Cabeleira (1876), de Franklin Távora.

 

Perspectivas da Literatura Brasileira Oitocentista

Docente Responsável: Eduardo Vieira Martins

Este projeto de pesquisa tem o objetivo de estudar autores e obras do século XIX a partir da consideração do intenso debate literário travado no período, quando diferentes concepções estéticas colocaram em questão a natureza e a função dos diversos gêneros que estavam sendo produzidos. Para atingir esse objetivo, o projeto pretende contemplar duas frentes de estudos. Em primeiro lugar, busca-se analisar a reflexão crítica oitocentista, procurando delinear o universo teórico e conceitual dos seus autores. Inserem-se aqui, não apenas o estudo da crítica e das polêmicas que marcaram o século XIX, mas também de paratextos inseridos pelos escritores em suas obras e de manuais escolares de poética e de retórica. Em segundo lugar, o projeto pretende analisar a produção literária oitocentista, inserindo-a no contexto cultural do período. Nos dois casos, serão privilegiados o trabalho com fontes primárias e o estudo de temas e/ou de obras pouco exploradas pela tradição crítica brasileira.

 

Teoria e História do Romance

Docente Responsável: Sandra Guardini T. Vasconcelos

Esse projeto de pesquisa tem como foco a discussão da teoria do romance do ponto de vista da história do gênero com a finalidade de discutir seus desdobramentos no tempo e no espaço. O que estrutura essa proposta é o conceito de deslocamento e descentramento.