Múltipla Titulação

 

Dupla/Múltipla-titulação

Co-orientação de teses visando à Dupla/Múltipla-Titulação

A Universidade de São Paulo pode estabelecer parceria com instituições de ensino e pesquisa estrangeiras para a coorientação de estudantes, visando à preparação de  dissertação de Mestrado e/ou tese de Doutorado para Dupla/Múltipla-Titulação, mediante assinatura de convênio acadêmico internacional que associe a UNIDADE USP à instituição estrangeira e implique reciprocidade.

Através do CONVÊNIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA COORIENTAÇÃO DE  DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E/OU TESE DE DOUTORADO, a USP e a Instituição estrangeira podem firmar um acordo sem especificar o nome do estudante participante. Para cada estudante candidato à coorientação e Dupla/Múltipla-titulação deverá ser firmado termo de compromisso de adesão ao convênio.

O candidato à coorientação deverá estar regularmente matriculado em curso de doutorado na USP ou em instituição estrangeira. As normas e regulamentos da coorientação visando à Dupla/Múltipla-titulação estão dispostos no Regimento da Pós Graduação da USP.

A fim de facilitar este procedimento de cooperação internacional, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação disponibiliza um modelo de minuta de convênio indicativa para a formalização de coorientação visando à  Dupla/Múltipla-titulação. Os modelos de minuta e de termo de compromisso disponibilizados pela PRPG contemplam adequações da Consultoria Jurídica da USP e estão em conformidade com o novo Regimento de Pós-Graduação da USP, vigente a partir de 20/04/2013.

Instruções
Instruções para firmar convênios com universidades estrangeiras para dupla/múltipla titulação de dissertação/tese entre unidade da USP e instituições estrangeiras.
Para uso dos estudantes de Pós-Graduação Clique Aqui
Para uso das Secretarias de Pós-Graduação Clique Aqui

Fluxograma
Para ter acesso ao fluxograma de Dupla/Múltipla-titulação clique aqui.

Portaria e Resoluções
Portaria GR Nº 6580 - Dispõe sobre delegação de competência em matéria de convênios, contratos de prestação de serviços em que a USP figure como contratada e outros ajustes do gênero, revogando a Portaria GR nº 4550/2009; a Portaria GR nº 4790/2010; o inciso IV do art. 1º da Portaria GR nº 6561/2014; e a Portaria GR nº 6535/2014 clique aqui .
Resolução USP 5449/08 alterada pela Resolução USP 5865/10 – Cria o processo eletrônico de tramitação de convênios ou contratos, estabelecendo a obrigatoriedade da tramitação ser realizada exclusivamente, em meio eletrônico, por meio do sistema Mercúrio web (e-convenioUSP).
[REVOGADA]Portaria GR n. 4550/2009 – Delega competências aos Dirigentes das Unidades em firmar os convênios no interesse de sua unidade. Publicação do extrato em Diário Oficial.Convênios, Contratos e Convênios Acadêmicos clique aqui

Termos e minutas
A fim de facilitar este procedimento de cooperação internacional, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação disponibiliza um modelo de minuta de convênio indicativa para a formalização de co-orientação visando à dupla-titulação. Os modelos de minuta e de termo de compromisso disponibilizados pela PRPG contemplam adequações da Consultoria Jurídica da USP e estão em conformidade com o novo Regimento de Pós-Graduação da USP, vigente a partir de 20/04/2013.

Lista de Minutas e Termos de Compromisso para Dupla/Múltipla-titulação:
Minuta em Português 
Minuta em Espanhol
Minuta em Inglês
Minuta em Francês
Minuta em Italiano
Minuta em Alemão

Termo de Compromisso em Português
Termo de Compromisso em Espanhol
Termo de Compromisso em Inglês
Termo de Compromisso em Francês
Termo de Compromisso em Italiano  

Checklist Para ter acesso ao checklist para envio de minuta clique aqui

http://www.prpg.usp.br/?page_id=377

 

Coordenação: Profa. Dra. Ana Paula Sá e Souza Pacheco

Vice-coordenação: Profa. Dra. Marta Kawano

Comissão Coordenadora de Programa:

 

 

 

Secretaria: Rosely de Fátima Silva
E-mail: postllc@usp.br
Telefone: 3091-4893