Revistas

REVISTA LITERATURA E SOCIEDADE

A Revista Literatura e Sociedade tem como objetivo promover, acolher e publicar ensaios, palestras, depoimentos e resenhas sobre questões fundamentais do fenômeno literário, como a teoria dos gêneros, literatura e sociedade, literatura comparada, história da literatura, relações com outras artes e áreas do conhecimento, grandes autores e grandes obras, métodos e práticas da crítica literária. 

A partir de 2014, a revista Literatura e Sociedade tem periodicidade semestral, sendo publicada online no Portal de Revistas da USP, e contando com uma tiragem documental impressa para bilbliotecas, autores e instituições culturais. A submissão de ensaios passa a ser em fluxo contínuo, e a avaliação continua seguindo os padrões rigorosos de parecer cego por pares indicados pela Comissão Editorial.

A revista é composta por cinco seções principais:

a) Ensaios, publicação de artigos, palestras e ensaios resultantes de pesquisas de professores doutores do Brasil e do exterior, ligados à área de Teoria Literária e Literatura Comparada ou áreas afins);

b) Dossiê, composto, por ensaios, palestras e traduções, relacionados a eventos e atividades promovidas pelo DTLLC;

c) Depoimento traz testemunhos, entrevistas e memórias de leitores exemplares;

d) Rodapé, à recuperação de textos importantes que estejam fora de circulação;

e) Biblioteca, que reúne Sinopses e Resenhas de obras da área publicadas no Brasil e no exterior.

http://www.revistas.usp.br/ls/issue/archive


Magma

Do grego mágma, -atos, unguento espesso. Massa mineral em estado de fusão a grande profundidade da superfície terrestre, cujos movimentos determinam os fenômenos vulcânicos e que, ao resfriar, cristaliza-se, dando origem às rochas ígneas. | Conjunto confuso de elementos, mistura inextricável.

A Revista Magma, criada em 1994 pelos alunos do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, tem como objetivo divulgar pesquisas, textos e criações no campo da literatura, a fim de promover o debate teórico e crítico. A revista está aberta à produção de todos os programas de pesquisa sobre literatura do país e do exterior, sobretudo aos trabalhos de seus mestrandos e doutorandos.

http://www.revistas.usp.br/magma/issue/archive

Coordenação: Profa. Dra. Ana Paula Sá e Souza Pacheco

Vice-coordenação: Profa. Dra. Marta Kawano

Comissão Coordenadora de Programa:

 

 

 

Secretaria: Rosely de Fátima Silva
E-mail: postllc@usp.br
Telefone: 3091-4893