Editais

ATENÇÃO CANDIDATOS AO INGRESSO NO ANO DE 2018:
 
O CENTRO DE LÍNGUAS ANTECIPOU O PERÍODO DE INSCRIÇÃO E APLICAÇÃO DA PROVA DE PROFICIÊNCIA EM ESPANHOL
(é imprescindível a leitura do edital do Centro de Línguas, que consta no link abaixo)
 
PERÍODO DE INSCRIÇÕES: DE 15 DE JUNHO A 19 DE JULHO DE 2017
DATA DE APLICAÇÃO DA PROVA: 04/08/2017
 
 

 

---------------------------------------------------------------------------

 

EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA, DO ANO ANTERIOR (apenas para consulta)

 

Estarão abertas, no período de 01 a 05 de agosto de 2016, as inscrições para o preenchimento de vagas de Mestrado e Doutorado junto ao Programa de Pós- Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada para o ano de 2017. O Programa de Teoria Literária e Literatura Comparada, por meio de edital devidamente homologado pela Comissão de Pós-Graduação, detalha a sistemática do seu processo seletivo.

 

ETAPA 1

 

DA INSCRIÇÃO:

 

É condição básica para matrícula no Curso de Pós-Graduação da FFLCH a conclusão do curso de Graduação. O aluno que obtiver o título de Mestre e quiser prosseguir seus estudos com vistas ao Doutorado deverá submeter-se a novo processo seletivo, obedecidas as exigências regulamentares.

 

Os candidatos ao Doutorado que obtiveram seu título de Mestre em Universidades brasileiras deverão apresentar o respectivo Diploma até o último dia de matrícula para alunos ingressantes, previsto no Calendário. Nenhum outro documento substitui o Diploma de Mestrado.

 

  1. Os alunos inscritos para Doutorado, cujos títulos de Mestre foram obtidos em Universidades estrangeiras, deverão ter a aprovação da equivalência de título de Mestre até o último dia de matrícula para alunos ingressantes, previsto no Calendário, assim o Pedido de Equivalência do Título de Mestre deverá ser solicitado, no mínimo, 6 (seis) meses antes da inscrição para o processo seletivo.
  2. Os estudantes estrangeiros que pretendam realizar estudos por mais de um ano deverão apresentar, no curso do último mês de vigência de seu documento nacional de identidade, comprovação de haver solicitado sua prorrogação ou renovação de documento nacional de identidade (RNE), perante as autoridades competentes. A apresentação do documento de identidade de estrangeiro ou do comprovante da solicitação de prorrogação onde conste o número do RNE constitui um pré-requisito para a matrícula do estudante estrangeiro.

 

Documentos exigidos no ato da inscrição

 

A inscrição será à distância, com preenchimento de formulário online: http://www.dtllc.fflch.usp.br/node/575

 

Documentos exigidos: Todos os formulários e o link do boleto estão no site: http://www.pos.fflch.usp.br/node/317

Link para o boleto: http://pos.fflch.usp.br/node/53106

 

ATENÇÃO: O candidato que não apresentar toda a documentação exigida terá sua inscrição indeferida. A submissão será somente através do formulário WEB e os documentos deverão ser digitalizados em arquivos PDF (máximo de 3000 Kb).

 

- Documentos exigidos no ato da inscrição:

 

  1. Formulário de Inscrição devidamente preenchido;
  2. Histórico Escolar da Graduação (cópia simples);
  3. Currículo Vitae (sem comprovantes) - de preferência o CV Lattes, ou similar para estrangeiro;
  4. Comprovante da Graduação - Cópia do diploma (frente e verso, na mesma folha) ou certificado de conclusão do Curso Superior e Histórico Escolar, em que conste a data da colação de grau. O candidato diplomado em curso de curta duração, ou em cursos livres, não terá direito à inscrição. O candidato que não tiver concluído Curso Superior no ato da inscrição para este processo seletivo deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível também em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317) pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau até o ultimo dia da matrícula O descumprimento a esse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.
  5. Cópia de Carteira de Identidade e do CPF. No caso de estudante estrangeiro, anexar cópia do passaporte. Se o candidato for aprovado, é obrigatório a paresentação, no período da matrícula, do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) com data válida.
  6. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição. A emissão do respectivo boleto estará disponível também no site http://www.pos.fflch.usp.br/node/317, durante o período de inscrição.
  7. Comprovante da Conclusão do Mestrado (para candidatos ao Doutorado). Se o candidato ainda não tem em mãos o Diploma de Mestrado ver as observações abaixo:

 

  1. O candidato que for mestrando da USP e não tiver defendido sua dissertação até o ato de sua inscrição para a seleção ao curso de Doutorado objeto deste Edital, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível também em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317), pelo qual se compromete a defender o Mestrado até o ultimo dia da matrícula. O descumprimento a esse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.
  2. O candidato que for mestrando externo à USP e não comprovar a conclusão do Mestrado no ato de sua inscrição deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível também em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317) pelo qual se compromete a apresentar, ao Serviço de Pós-Graduação da FFLCH/USP o Diploma de Mestrado até o ultimo dia da matrícula. O descumprimento a esse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.
  3. No caso de Diploma de Mestre obtido em Universidades estrangeiras, o prazo para a obtenção da aprovação da Equivalência do Título junto à USP é o ultimo dia da matricula.

 

ATENÇÃO: Diplomas de mestre obtidos no exterior só serão aceitos com Reconhecimento Nacional. Maiores informações no site http://www.usp.br/secretaria/?p=1949.

 

ETAPA 2

 

DA SELEÇÃO:

 

Buscando avaliar, nos candidatos, a capacidade de leitura analítica, a formação teórica específica e o repertório crítico na área, o processo de seleção para ingresso de novos alunos ao Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada constará obrigatoriamente de quatro fases, tanto para o Mestrado como para o Doutorado: 1) prova de proficiência em idioma estrangeiro, 2) prova dissertativa de conhecimentos específicos, 3) avaliação do projeto de pesquisa e da documentação acadêmica pela Comissão de Ingresso, constituída por docentes credenciados no Programa, 4) arguição dos projetos de pesquisa classificados na terceira fase e do percurso acadêmico do candidato por bancas constituídas por docentes do Programa. As quatro provas são eliminatórias.

 

 

Primeira Fase - Prova de Proficiência em Língua Estrangeira:

 

  1. A Prova de Proficiência em língua(s) estrangeira(s) tem caráter eliminatório. Essa prova visa a aferir a capacidade de leitura segura e compreensão conceitual de textos especializados em língua estrangeira. O prazo de validade da Prova será de quatro semestres.
  2. A prova de proficiência será aplicada pelo Centro de Línguas da FFLCH (exceto proficiêcia em língua alemã) (www.clinguas.fflch.usp.br/node/1272), e o candidato deverá inscrever-se nela, no período de 15/08/2016 a 24/08/2016.
  3. Os candidatos que forem fazer exame de Proficiência em língua alemã deverão fazer sua inscrição através do e-mail: postllc@usp.br.

 

DATAS DOS EXAMES:

 

Exame de Proficiência em Inglês: dia 06/09/2016 - 14h30

Exame de Proficiência em Italiano: dia 08/09/2016 - 14h30

Exame de Proficiência em Francês: dia 05/09/2016 - 14h30

Exame de Proficiência em Espanhol: dia 09/09/2016 - 14h30

Exame de Proficiência em Alemão: dia 09/09/2016 - 14h30 (excepcionalmente neste semestre o exame de Proficiência em Alemão, será aplicado pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada).

Exame de Proficiência em Português: consultar o Centro de Línguas da FFLCH (www.clinguas.fflch.usp.br/node/1272).

 

Resultados no dia 20/09/2016

 

Para obter o calendário completo e os procedimentos para inscrição e realização das provas o candidato deve acessar o edital da prova desejada na página do Centro de Línguas da FFLCH http://www.clinguas.fflch.usp.br/node/1272.

 

ATENÇÃO: Será cobrada pelo Centro de Línguas da FFLCH-USP uma taxa de R$75,00 por língua estrangeira. O candidato receberá do Centro de Línguas o boleto para pagamento via e-mail. O resultado das provas será divulgado no site do Centro.

 

  1. O candidato ao curso de Mestrado ou ao Doutorado (já de posse do título de Mestre) deverá ser aprovado em uma língua estrangeira (não podendo repetir-se no Doutorado a língua escolhida por ocasião da seleção do Mestrado).
  2. A nota de corte será 6,0 (seis) para a Prova de candidatos ao Mestrado. Para os candidatos ao Doutorado, que devem mostrar proficiência em uma língua diferente da escolhida no Mestrado, a nota de corte será 7,0 (sete).
  3. As línguas estrangeiras aceitas pelo Programa de TLLC são inglês, francês, espanhol, alemão e italiano. Mediante a devida inscrição, é permitido que o candidato se submeta à Prova de Proficiência em mais de uma língua estrangeira. Caso o candidato seja aprovado em mais de um exame de proficiência, deve estar ciente de que apenas uma língua estrangeira aparecerá na sua Ficha de Aluno de Mestrado ou de Doutorado (para aqueles já com título de Mestrado) e duas línguas no caso de passagem para Doutorado Direto.
  4. Poderão ainda ser considerados os seguintes exames externos, de acordo com as Normas do Programa. O prazo de validade dos exames abaixo discriminados será de dois anos. A solicitação da dispensa e a cópia do certificado do exame devem ser apresentadas no ato da inscrição.

 

  1. Alemão: Groβes Deutches Sprachdiplom, Kleines Deutsches Sprachdiplom, do Instituto Goethe. Pontuação mínima: Aprovado.
  2. Inglês: TOEFL. Pontuação mínima: 550 pontos (exame regular), 213 pontos (exame eletrônico) e 80 pontos para o Internet-based-Teste (IBT).
  3. Espanhol: CELU, DELE (Instituto Cervantes). Pontuação mínima: Nível Intermediário.
  4. Italiano: CILS. Pontuação mínima: CILS 4 (equivalente ao B2 (intermediário) na classificação européia).
  5. Francês: Nancy 3 ou DALF (Aliança Francesa); TCF (Cendotec). Pontuação mínima: entre 500 a 699 pontos.
  1. Serão também aceitas as certificações em que o candidato tenha alcançado os seguintes níveis do Quadro Europeu Comum de Referência do Conselho da Europa: C1 e C2.
  2. Os candidatos estrangeiros, além da proficiência em Língua estrangeira, devem submeter-se à Prova de Proficiência em Português. A prova de Proficiência em Português será aplicada pelo Centro de Línguas da FFLCH. As inscrições para esse exame serão feitas pelo site www.clinguas.fflch.usp.br/node/1272. O candidato estrangeiro que tiver sido aprovado no CELPE-BRAS será dispensado de exame, devendo anexar cópia autenticada do referido certificado no momento da inscrição.
  3.  Apenas os alunos aprovados na Prova de Proficiência em línguas estrangeiras (além da Prova de Proficiência em língua portuguesa, no caso de candidatos estrangeiros) serão convocados para a fase seguinte.

 

Segunda fase - Prova Escrita de Conhecimentos Específicos em Teoria Literária e Literatura Comparada.

 

  1. Esta prova, de caráter eliminatório, tem como objetivo avaliar o repertório de leituras críticas e literárias do candidato, sua capacidade analítica e seu nível de articulação conceitual nos campos da teoria e da historiografia literárias, com base na “Bibliografia Básica” divulgada a cada semestre no edital de seleção (ver item “d” abaixo). Não será permitida a consulta a nenhum material durante a Prova. Para efeito da Prova, os candidatos serão identificados apenas por números, gerados pela coordenação do Programa com este único propósito.
  2. A Prova Escrita de Conhecimentos Específicos será realizada no dia 05 de outubro de 2016 e terá duração de quatro horas. Na data de 28 de setembro de 2016, serão divulgados o local e horário da prova no site do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada www.dtllc.fflch.usp.br ou através do telefone (11)3091-4893.
  3. As provas dos candidatos ao Mestrado e ao Doutorado serão corrigidas por uma banca constituída por docentes do Programa, no sistema duplo cego. Para o Mestrado são avaliadas: a boa compreensão dos textos propostos para a prova, a correção da escrita e a boa articulação argumentativa. A nota mínima para aprovação é 6,0 (seis). Para o Doutorado são avaliadas: a boa compreensão dos textos propostos para a prova, a correção da escrita, a boa articulação argumentativa, a capacidade de relacionar os textos com demais referenciais no assunto e a proposição coerente de um ponto de vista crítico sobre os textos propostos. A nota mínima para aprovação é 7,0 (sete). Apenas os alunos aprovados na Prova Escrita de Conhecimentos Específicos serão convocados para a fase seguinte. O resultado com a relação nominal dos aprovados será divulgado no site do Departamento http://dtllc.fflch.usp.br/ no dia 26 de outubro de 2016. A aprovação na Prova de Conhecimentos Específicos é válida somente para este processo seletivo. Caso o candidato não seja aprovado nas terceira e quarta fases e queria concorrer na seleção anual seguinte, deverá submeter-se novamente à Prova de Conhecimentos Específicos. As provas não são devolvidas aos candidatos e o resultado é dado a conhecer apenas sob a forma da lista de Aprovados e Reprovados.

 

d.Bibliografia Básica para a Prova:

1) Claudio Magris, "O romance é concebível sem o mundo moderno?" (in Franco Moretti (org.), A cultura do romance . São Paulo, Cosac & Naify, 2009, p. 1013- 1028)

2) Roberto Schwarz, “Dinheiro, memória, beleza" (In A sereia e o desconfiado. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981, p. 167-187).

3) Walter Benjamin, "Sobre alguns temas em Baudelaire" ( In Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo . São Paulo, Brasiliense, 1995. p. 103-150.).

4) Ismail Xavier, "Do texto ao filme : a trama, a cena e a construção do olhar no cinema". (In PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão . São Paulo, Editora Senac/Instituto Itaú Cultural, 2003, p. 61-89.).

5) Jean-Jacques Lecercle. “A contradição subjetiva: Frankenstein e a fantasia”. (In Frankenstein: mito e filosofia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.)

 

Terceira fase - Avaliação do Projeto de Pesquisa e da Documentação Acadêmica  Complementar dos Candidatos

 

  1. No dia 03 de novembro de 2016, os candidatos aprovados na Prova Escrita deverão enviar pelo e-mail postllc@usp.br, Projeto de Pesquisa, identificado (em arquivo word) indicando qual a linha de pesquisa (Ver Etapa 3 – Das Vagas) e documentação complementar: 1 artigo, ou 1 trabalho de curso, ou 1 publicação que considere representativa de sua produção acadêmica. O projeto, de até 15 páginas, deve contemplar os seguintes itens: Autor, título, tema, resumo, palavras-chave, linha de pesquisa em que se insere, delimitação dos problemas a serem investigados, hipóteses, justificativa, bibliografia e cronograma.
  2. A avaliação de Projetos será realizada pela Comissão de Ingresso, constituída por docentes credenciados pelo Programa.
  3. Os critérios para a avaliação dos projetos para Mestrado são: a) a qualidade do projeto de pesquisa, em sua consistência e pertinência à linha de pesquisa escolhida; b) a viabilidade de seu desenvolvimento dentro do cronograma apresentado e a adequação ao nível de Mestrado; c) a pertinência e atualização da bibliografia. A nota mínima de aprovação é 6,0 (seis).
  4. Os critérios para a avaliação dos projetos para Doutorado são: a) a qualidade do projeto de pesquisa, em sua consistência e pertinência à linha de pesquisa escolhida, b) originalidade e ineditismo da proposta apresentada; c) a viabilidade de seu desenvolvimento dentro do cronograma apresentado e a adequação ao nível de Doutorado; d) a pertinência e atualização da bibliografia. A nota mínima de aprovação é 7,0 (sete).
  5. A aprovação na Avaliação de Projeto é válida somente para este processo seletivo. Caso o candidato não seja aprovado na quarta fase e queria concorrer na seleção anual seguinte, deverá submeter novamente um Projeto de Pesquisa para avaliação. Os projetos não são devolvidos aos candidatos e o resultado é dado a conhecer apenas sob a forma da lista de Aprovados e Reprovados.
  6. No dia 21/11/16 será divulgada a lista de aprovados nessa fase.
  7. No dia 22/11/16 os candidatos aprovados na terceira fase devem preencher e enviar o formulário online, com a lista de docentes credenciados, indicando o(s) orientador(es) pretendidos.
  8. Os candidatos aprovados serão informados pela secretaria de pós-graduação sobre a data e o horário da arguição de seus projetos e percursos acadêmicos pela banca.

 

Quarta fase - Arguição do Projeto de pesquisa, considerado adequado na terceira fase, e do percurso acadêmico do candidato por bancas constituídas por docentes do Programa.

 

  1. Nesta etapa serão avaliados: a)Adequação e viabilidade do Projeto de Pesquisa em conformidade com o percurso acadêmico do candidato; b) Curriculum vitae do candidato (Lattes), c) Histórico escolar e documentação complementar (publicações, trabalhos e artigos acadêmicos na área)

 

b) arguições ocorrerão no mês de novembro, após a publicação do resultado final, nos dias 24 (quinta-feira), 25 (sexta-feira), 28 (segunda-feira), 29 (terça-feira) e 30 de novembro (quarta-feira). As arguições serão agendadas pela Secretaria do Programa de TLLC. Os candidatos estrangeiros poderão realizar essa etapa à distância, por Skype ou videoconferência.

c)         A nota mínima de aprovação é 6,0 (seis) para o Mestrado.  Para a divulgação final dos resultados, os candidatos serão classificados, em ordem decrescente, conforme a nota recebida na quarta etapa de avaliação.

d)         A nota mínima de aprovação é 7,0 (sete) para o Doutorado.  Para a divulgação final dos resultados, os candidatos serão classificados, em ordem decrescente, conforme a nota recebida na quarta etapa de avaliação.

e) Para efeito de divulgação final, será dada a conhecer a classificação, em ordem decrescente, dos candidatos aprovados em Mestrado (aqueles com nota igual ou superior a 6,0) e em Doutorado (aqueles com média igual ou superior a 7,0). Poderão se matricular no Programa os alunos que, conforme a ordem de classificação, preencherem o número de vagas disponíveis. O resultado é válido somente para este processo seletivo. O resultado da seleção será divulgado no dia 05 de dezembro de 2016.

f) Após a divulgação do resultado do Processo Seletivo, os candidatos aprovados serão informados sobre os respectivos orientadores, respeitando-se as indicações feitas pelos candidatos, as sugestões do Programa tendo em vista a adequação entre o Projeto, as linhas de pesquisa de cada orientador e o número de vagas disponíveis em cada uma delas, conforme divulgado no Edital do Processo Seletivo.

Calendário das Provas

 

Entrega dos documentos para a inscrição online: 01 a 05 de agosto de 2016.

 

Inscrição no Exame de Proficiência: 15/08/2016 a 24/08/2016 no site: www.clinguas.fflch.usp.br/node/1272

 

Prova de Proficiência em língua estrangeira: 05/09/2016 a 09/09/2016

 

Divulgação do Resultado do Exame de Proficiência: 20/09/2016 no site: www.clinguas.fflch.usp.br/node/1272

 

Divulgação do local e horário da prova específica: 28 de setembro de 2016 (quarta-feira)

 

Prova Escrita de Conhecimentos Específicos (Mestrado e Doutorado): 05 de outubro de 2016 (quarta-feira)

 

Divulgação do resultado da Prova Escrita: 26 de outubro de 2016 (quarta-feira)

 

Prazo para a entrega dos projetos de pesquisa e da documentação complementar (artigo, trabalho de curso ou publicação), na Secretaria do Programa de Teoria Literária e Literatura Comparada ou pelo e-mail postllc@usp.br: 03 de novembro de 2016 (quinta-feira)

 

Resultado da avaliação dos projetos: 21 de novembro de 2016 (segunda-feira).

 

Envio de formulário online com indicação de orientador(es) pretendido(s): 22 de novembro de 2016 (terça-feira), pelo site: http://postllc.fflch.usp.br/pos/149.

 

Arguições dos projetos e do percurso acadêmico dos candidatos: de 24, 25, 28, 29 e 30 de novembro de 2016.

 

Divulgação do resultado final do processo seletivo e da atribuição de orientadores aos candidatos aprovados: 05 de dezembro de 2016. O resultado do processo seletivo será afixado na Secretaria do Programa e poderá ser consultado na página do Departamento de Teoria Literária www.dtllc.fflch.usp.br ou através do telefone (11)3091-4893.

 

ETAPA 3:

DAS VAGAS:

Linha de Pesquisa: Crítica e História Literária

Total de vagas: 3(ME) e 4(DO)

 

Linha de Pesquisa: Estudos Comparatistas da Literatura

Total de vagas: 6(ME) e 7(DO)

 

Linha de Pesquisa: Formas e Gêneros Literários

Total de vagas: 2(ME) e 3(DO)

 

Linha de Pesquisa: Literatura e Sociedade

Total de vagas: 5(ME) e 6(DO)

 

Linha de Pesquisa: Literatura e Psicanálise

Total de vagas: 2(ME) e 2(DO)

Coordenação: Profa. Dra. Ana Paula Sá e Souza Pacheco

Vice-coordenação: Profa. Dra. Marta Kawano

Comissão Coordenadora de Programa:

 

 

 

Secretaria: Rosely de Fátima Silva
E-mail: postllc@usp.br
Telefone: 3091-4893