Comissão de Autoavaliação
do PPG Teoria Literária e Literatura Comparada
(FFLCH-USP)
Autoavaliação
Seguindo as diretrizes da Política de Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, gerida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a "Comissão de Autoavaliação do PPG Teoria Literária e Literatura Comparada” deve ser compreendida como um processo complementar ao da avaliação externa, a que os programas de pós-graduação estão submetidos, visando ao aprimoramento de suas competências a partir do autoconhecimento e da crítica interna.
A autoavaliação oferece a oportunidade de um exame interno, que contemple as percepções de docentes, discentes, egressos e funcionários de apoio administrativo, de modo a formar um quadro das qualidades e das deficiências do programa e, a partir dele, formular ações para fortalecê-las ou saná-las, orientando o planejamento estratégico do programa.
A Comissão
A Comissão, aprovada pela CCP, é composta por cinco membros com mandato de dois anos:
- um docente do Programa
- um funcionário vinculado à secretaria do Programa:
- um representante discente do Programa
- um representante dos egressos do Programa vinculado à carreira acadêmica
- um represente egresso com presença destacada no “mercado de trabalho” vinculado à formação proporcionada pelo Programa
Atualmente, a comissão é formada pelos seguintes membros:
- Prof. Dr. Jorge Mattos Brito de Almeida
- Sra. Rosely de Fátima Silva
- Doutoranda Carolina de Paula Peters
- Prof. Dr. Jorge Manzi Cembrano (PUC-Chile)
- Dra. Talita Mochiute (Editora Sênior - Editora Moderna)
O Processo de Autoavaliação: metodologia e consolidação dos resultados
O processo de autoavaliação foi planejado para ser realizado em cinco etapas, assim discriminadas:
1) Análise documental:
Realização de reuniões para avaliação e divulgação do Novo Regulamento do Programa; Novo Regimento da CPG; Projeto Acadêmico da Unidade e do Departamento; formas de atualização dos Currículos Lattes; novidades da Plataforma Sucupira.
2) Análise e sistematização das informações
Construção de um banco de dados utilizando as informações geradas pela análise documental. Esses elementos foram transcritos, tabulados e sistematizados quantitativamente em gráficos, quadros, imagens e diagramas.
3) Realização do I Simpósio de Autoavaliação do PPG.
Realizado em junho de 2023 (com a participação de um número expressivo de docentes, discentes e egressos), o Simpósio avaliou os resultados do primeiro biênio (2021/2022), a partir do material reunido e disponibilizado conforme o item 2 do processo de autoavaliação.
Os debates foram muito proveitosos, gerando sugestões e orientações para melhorias no biênio 2023/2024, principalmente relacionadas aos seguintes aspectos:
- Recomendações para avaliação e reversão dos efeitos gerados pela pandemia, principalmente relativos à evasão e prorrogações de prazos.
- Incentivo para o aumento da publicação docente de artigos em revistas indexadas (notou-se um desequilíbrio, já que a maior parte da produção bibliográfica dos docentes consiste em livros e capítulos de livros)
- Busca de maior equilíbrio entre número de orientados e orientadores distribuídos entre os docentes.
- Mudanças no processo de seleção, com a aprovação do novo regulamento e inserção de programas de ação afirmativa destinadas a favorecer o ingresso e permanência de alunos e alunas PPI.
- Incremento do contato e relacionamento com egressos, incluindo convites para eventos e participação em atividades do Programa.
- Manutenção do considerável aumento de orientações de Iniciação Científica (uma meta prevista no Projeto do DTLLC), pois isso gera um impacto positivo na qualidade dos projetos de mestrado apresentados na seleção para o Programa.
- Busca de novas parcerias e estabelecimento de novos convênios internacionais, fortemente abalados e descontinuados devido à pandemia.
- Reconhecimento da importância da divulgação das pesquisas e resultados alcançados pelo PPG, com ações relacionadas à comunicação e extensão e parcerias entre as devidas comissões. Incentivo à transmissão online de eventos e contabilização do impacto social de nossa produção (um dos grandes méritos históricos do PPG).
- Renovação e incremento da página do PPG no site do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, com tradução para outras línguas, atualização mais frequente das informações e melhor acessibilidade visual e operacional.
4) Participação no processo de autoavaliação da USP
Durante o ano de 2024, foi realizado um processo de Autoavaliação conduzido pela Pró-Reitoria, dividido em cinco fases: Coleta e Análise de Informações; Parecer Externo; Relatoria; Workshop presencial e Reuniões Focais. Os pareceristas, dois dos quais de instituições externas à universidade (UFRJ e UFU), destacaram as qualidades do Programa, entre as quais sua vocação interdisciplinar, solidez institucional, impacto e referência na área, engajamento no ensino qualificado, produção intelectual. Um deles apontou também algumas deficiências e sugestões de melhoria, muitas das quais, vale dizer, haviam sido diagnosticadas em nosso Simpósio de Autoavaliação (distribuição da produção docente, cotas, internacionalização, melhorias no site, divulgação das pesquisas e extensão), sendo que algumas já são objeto de ações específicas.
Resultados derivados dos processos de autoavaliação
a) Mesa de egressos no XIII Seminário Nacional e I Seminário Internacional do PPG Teoria Literária e Literatura Comparada.
Com o título “Modernismos: trânsitos de contextos”, o evento, organizado pela Profa. Claudia Maria de Vasconcellos, com a participação de diversos discentes do Programa, incluiu uma mesa intitulada “Conversa com Egressos”, da qual participaram dois membros da Comissão de Autoavaliação, Jorge Manzi Cembrano e Talita Mochiute, além de Livia Bueloni e Wilker Sousa. A discussão, seguida por um número expressivo de discentes do nosso PPG e de outros programas da Faculdade, proporcionou um importante debate sobre os desafios da formação acadêmica, a importância da internacionalização e a inserção posterior no mercado de trabalho geral ou em instituições de ensino superior. Os temas e resultados do debate (primeira iniciativa importante nesse sentido) serão posteriormente incorporados para discussão em nossa disciplina obrigatória para todos os pesquisadores do PPG: FLT5119 - Teorias e Abordagens Críticas da Obra Literária e de Outras Formas.
b) Internacionalização
Superadas as dificuldades impostas pela pandemia, o DTLLC reconheceu a necessidade de retomar os processos de internacionalização. Ocorreram missões de planejamento da assinatura de acordos de cooperação acadêmica e institucional. Estão em via de implementação novos convênios novos convênios com Portugal (Universidade de Lisboa), França (Sorbonne) e Chile (PUC Santiago); além de aproximações para cooperação futura com Inglaterra (UCL London), México (UNAM), Suíça (Universidade de Basel) e Alemanha (Universidade de Colônia, Instituto Latino-Americano da Universidade Livre de Berlim). Destacamos também a conquista de dez missões do Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt, para professores, alunos e funcionária em diversas instituições estrangeiras de ensino superior, como a Université Paris Sorbonne, o King’s College, a University of Surrey, a University of Oslo e a Universidade de Lisboa. No âmbito desse Programa, também uma docente portuguesa realizou visita na Universidade de São Paulo, para, entre outras atividades, avançar o plano de convênio com a Universidade de Lisboa.
c) Ações Afirmativas
A aprovação do novo regulamento do PPP, em Julho de 2024, possibilitou a reformulação geral do processo seletivo, com o incremento de ações afirmativas. Em 2024, foi criada a Comissão Permanente de Ações Afirmativas, com participação docente e discente. Essa comissão, estudando o tema e inspirando-se nos procedimentos implementados por diversos programas da USP e do país, inseriu no edital de seleção bonificações para candidatos PPI, com o objetivo de aumentar a já relevante presença dessa parcela da população brasileira em nossa pós-graduação.
d) Divulgação Científica e Cursos de Extensão
Reconhecendo a necessidade, identificada pelos processos de autoavaliação, de maior visibilidade dos resultados das pesquisas do Programa, a CCP incentivou a transmissão online de eventos próprios ou dos laboratórios e grupos de pesquisa vinculado ao PPG. Houve também um aumento nos cursos de extensão oferecidos, no âmbito da FFLCH, por docentes e discentes do Programa, com a participação total, no último biênio, de 589 alunos, do Brasil e do exterior. Destacamos ainda o reconhecimento da participação de pesquisadores do PPG em ações de grande impacto no âmbito da divulgação científica (obtendo, por exemplo, duas premiações importantes no Prêmio Vídeo USP - TV CULTURA).
e) Relatório quadrienal de autoavaliação
Elaboração, em 2025 (após a consolidação dos dados inseridos no relatório de avaliação quadrienal via Plataforma Sucupira), do Segundo Relatório de Autoavaliação: as observações e sugestões advindas dos seminários de autoavaliação serão reunidas e sistematizadas em um documento crítico-analítico representativo do processo colaborativo de avaliação interna sobre os aspectos fracos e fortes e sobre as potencialidades do PPG TLLC. Esse documento orientará as ações a serem implementadas nos anos subsequentes, traduzidas em metas e planos integradas ao Planejamento Estratégico do Programa, e a continuidade do próprio processo de autoavaliação. O relatório terá ampla divulgação no site do PPG.