Formas e Gêneros Literários - Projetos de Pesquisa

FORMAS E GÊNEROS LITERÁRIOS

 

A Problemática Representação da Subjetividade e da História na Narrativa Contemporânea

Docente Responsável: Andrea Saad Hossne

Esse projeto investiga formalizações contemporâneas encontradas em narrativas nas quais a subjetividade, incluindo suas implicações nas categorias de Narrador e Personagem, e a História, reverberada em experimentos nas categorias de Tempo e Espaço, se entremeiam, problematizando representações e gêneros tradicionais como o romance de formação, o romance histórico, a autobiografia, etc. Desse modo, detêm-se nas formas das narrativas do trauma histórico e da memória, nas escritas de si e nas narrativas de filiação, em contextos transnacionais, marcados por eventos históricos de grande repercussão (guerras, genocídios, ditaduras), e aliando-se às teorizações acerca do descentramento e dos deslocamentos do sujeito na contemporaneidade.

 

Estudos sobre Samuel Beckett: Drama e Narrativa na Modernidade Tardia

Docente Responsável: Fabio de Souza Andrade

O projeto está centrado em estudos de recepção, tradução e critica da obra do dramaturgo e prosador irlandês, figura chave na literatura de invenção e nas artes do século XX. Se desdobra em múltiplos ramos que incluem os seguintes eixos: a) Beckett a várias vozes: leituras, leitores e interlocuções intersemióticas; b) Narrativa beckettiana: a literatura da despalavra; c) Drama beckettiano: falhando melhor; d) Um Beckett ou Becketts brasileiros? A recepção beckettiana no Brasil. Cada um deles comporta produções em andamento que se entrelaçam: o projeto de tradução e edição do drama completo de Samuel Beckett em português brasileiro; uma história crítica das montagens teatrais e edições de suas obras no Brasil; o estudo de sua prosa primeira, acompanhada de traduções para o português; o estudo da prosa e teatro finais, que apontam para rupturas entre os gêneros dramático, narrativo e lírico, bem como para a expansão rumo a novas artes (vídeo, cinema, dança e artes plásticas).

 

Ficção Contemporânea

Docente Responsável: Adriano Schwartz

O objetivo desta pesquisa é analisar as transformações e ajustes por que passa a prosa de ficção, especialmente o romance, nas últimas décadas. A pesquisa busca discutir diferentes estratégias que obras de autores contemporâneos como J. M. Coetzee, Philip Roth, Ricardo Piglia, Lydia Davis e outros encontram para reafirmar a sua relevância na atualidade, seja valendo-se do uso de elementos autobiográficos ou biográficos, seja incorporando discussões de diferentes teorias da narrativa, problematizando questões éticas ou as relações da literatura com outras artes. 

 

Poéticas da Modernidade

Docente Responsável: Fabio de Souza Andrade, Betina Bischof, Samuel Titan Junior, Viviana Bosi

Estudos sobre aspectos da produção lírica e da teoria da poética no período moderno, abrangendo a dialética entre a poesia e os demais gêneros literários e as continuidades e rupturas em relação à poética clássica.

 

Realismo e Gêneros Literários em Gustave Flaubert

Docente Responsável: Samuel Titan Junior

A partir de sugestões teóricas e analíticas de Auerbach, Lukács e Bakhtin, a pesquisa quer analisar as relações entre a figuração realista e a dinâmica dos gêneros literários na ficção de Gustave Flaubert, com destaque para "A Educação Sentimental", os "Três Contos" e "Bouvard e Pécuchet". Com isso, procura-se sublinhar a modernidade da narrativa flaubertiana, tanto no plano da composição como no da relação com o leitor, desmentindo visões mais correntes, de inspiração estruturalista e pós-estruturalista, a respeito da suposta ingenuidade pré-reflexiva do realismo oitocentista.

 

Teoria Crítica e Literatura

Docente Responsável: Jorge de Almeida

O objetivo da pesquisa é analisar e interpretar, no âmbito da teoria literária e literatura comparada do século XX, a contribuição dos autores relacionados, direta ou indiretamente, à chamada "Teoria Crítica" (Georg Lukács, Walter Benjamin, Theodor Adorno, Leo Löwenthal, Herbert Marcuse, Eric Auerbach, Peter Szondi, Peter Bürger, Dolf Oehler, Fredric Jameson, entre outros) . No âmbito específico da crítica literária, a pesquisa pretende investigar o contexto de origem, o teor conceitural e as consequências críticas de temas e procedimentos como a "crítica imanente", a "primazia do objeto", a "crítica cultural dialética", o "ensaio como forma crítica que procede metodicamente sem método", a "mediação entre forma e processo social" e a "teoria crítica dos gêneros literários".