Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa e Laboratórios

 

A obra de Goethe no contexto da literatura mundial (cadastrado no CNPq desde 2014), coordenado pelo Prof. Marcus Mazzari. Linha de pesquisa: “Estudos Comparatistas da Literatura”.

O grupo, que congrega docentes de diversas Instituições, se propõe a promover discussões em torno da figura e da obra de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) e propiciar o contato entre pesquisadores da obra goethiana e de suas relações com autores de outras literaturas e mesmo de outras artes.

 

Crítica Literária e Psicanálise (cadastrado no CNPq desde 2005), coordenado pelas Profas. Cleusa Rios Pinheiro Passos e Yudith Rosenbaum (Literatura Brasileira - USP). Linha de Pesquisa: “Literatura e Outros Saberes”.

Trata-se de um projeto, em conjunto com Literatura Brasileira, sobre as relações críticas e históricas entre literatura e psicanálise. Dele participam alunos da graduação, pós-graduação e professores doutores de outras instituições universitárias.

 

Estudos sobre Samuel Beckett (cadastrado no CNPq desde 2011), coordenado pelo Prof. Fabio de Souza Andrade. Linha de pesquisa: “Formas e gêneros literários”.

O GP Estudos sobre Samuel Beckett (USP/CNPq), interdisciplinar e interinstitucional (UFSC, Unifesp, PUC, UFRN, UFMG), dedicado a estudos de recepção, tradução e crítica da obra do dramaturgo e prosador irlandês, figura chave na literatura e nas artes do século XX. Além de abrigar pesquisas nos mais variados níveis (IC, Mestrados, Doutorados e Pós-docs), projetos de tradução da obra beckettiana (Cosac, Companhia das Letras, Globo); promovemos eventos de intercâmbio nacional e internacional tais quais o Simpósio Samuel Beckett (ABRALIC, 2011); a série de conferências ‘Prosa, Drama e Performance na obra de Samuel Beckett’, (Centro Guilherme de Almeida, 2012); contando com um dos maiores especialistas em Beckett da atualidade, Stanley Gontarski; o I Colóquio Samuel Beckett (IEB/USP, 2014); o II Colóquio Samuel Beckett (BBM/USP/2017). Entre as publicações, destacam-se dossiês nos periódicos Literatura e Sociedade e Eutomia, além de vários livros, alguns deles premiados.

 

Formas Culturais e Sociais Contemporâneas (cadastrado no CNPq desde 2016), coordenado pelos Profs. Edu Teruki Otsuka, Anderson Gonçalves e Ivone Daré Rabello. Linha de Pesquisa: “Literatura e Sociedade”.

O grupo de pesquisa "Formas culturais e sociais contemporâneas" reúne professores, pós-graduandos e alunos de graduação, com o intuito de construir bases para a investigação crítica da produção cultural recente, tendo em vista a lógica social de funcionamento do mundo contemporâneo. Para tanto, realizam-se encontros para a discussão de obras teóricas e de obras artísticas (literatura, cinema e teatro), bem como de outras manifestações culturais. O eixo de trabalho consiste no estudo das articulações de formas culturais e sociais, buscando investigar seu sentido histórico no contexto das atuais transformações do capitalismo e seus efeitos na vida social, política e cultural.

 

Leitores e leituras na contemporaneidade (cadastrado no CNPq desde 2016), coordenado pelas Profas. Andrea Saad Hossne e Patricia Trindade Nakagome (UnB). Linha de pesquisa: “Formas e gêneros literários”.

O Grupo desenvolve atividades desde 2013, quando foi oferecido na USP o curso extracurricular "O leitor e a leitura na contemporaneidade: aspectos e reflexões", voltado a estudantes, pesquisadores e professores da educação básica. Na sequência, ocorreram: três Jornadas na USP, intituladas "Leitores e Leituras na Contemporaneidade"(11/2016, 05/2017, com recursos do PAEP-CAPES e inscrição de trabalhos para mesas temáticas, 10/2017), abertas ao mesmo público-alvo, congregando pesquisadores de diversas universidades brasileiras, formadores de leitores, docentes da educação básica e estudantes. Dessas atividades resultaram duas publicações: um dossiê na revista "Literatura e Sociedade" (no.22, 2017) e um e-book de mesmo nome do Grupo (Letraria, 2019). Em 2018 e 2019, dois cursos de Difusão Cultural foram ministrados. Em 2019, o Grupo organizou ainda Simpósio no âmbito da XVI ABRALIC (UnB - Brasília). São realizadas pesquisas teóricas e de campo (algumas já concluídas, outras em andamento).

 

Laboratório de Estudos do Romance - LERo, coordenado pelos Profs. Sandra Guardini Vasconcelos e Jorge de Almeida. Linha de pesquisa: “Formas e gêneros literários”. 

Dentre os objetivos do LERo estão: 1) Contribuir para o desenvolvimento, aprofundamento e divulgação do conhecimento na área de estudos sobre o romance, tanto na sua dimensão histórico quanto teórico-crítica; 2) Congregar docentes, pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado para a realização de projetos de pesquisa, cursos extracurriculares, de divulgação e aperfeiçoamento, simpósios, colóquios e congressos de caráter nacional e internacional; 3) Acolher projetos de pesquisa de graduandos e pós-graduandos, aprovados em seleção previamente realizada, a serem desenvolvidos no LERo; 4) Promover intercâmbios e/ou convênios com outras instituições e grupos de interesses afins, em âmbito nacional e/ou internacional; 5) Programar seminários acadêmicos relativos aos temas de interesse do Laboratório, dos quais também possam participar alunos de graduação e pós-graduação.

 

Laboratório de Poéticas Contemporâneas (cadastrado no CNPq desde 2012), coordenado pela Profa. Viviana Bosi. Linha de Pesquisa: “Literatura e Sociedade”.

O laboratório, que inclui alunos de pós-graduação e de graduação, tem por alvo a inovação dos instrumentos para leitura das novas configurações contemporâneas da poesia.