Prezado candidato,
se você é estrangeiro, para se candidatar ao Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, recomendamos que você leia o edital anterior, para conhecer o funcionamento e as etapas do processo seletivo. Além disso, atente para os seguintes itens:
CALENDÁRIO: O Calendário Acadêmico Geral da Pós-Graduação da FFLCH/USP – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo -, com as datas dos processos seletivos dos Programas de Pós-Graduação da FFLCH/USP, é divulgado no sítio da Comissão de Pós-graduação da FFLCH/USP e nas páginas dos respectivos programas.
Página da CPG – Comissão de Pós-graduação da FFLCH/USP: http://www.pos.fflch.usp.br/
Calendário Acadêmico da Pós-Graduação:
https://pos.fflch.usp.br/node/51830
Página do Programa de Teoria Literária e Literatura Comparada: http://postllc.fflch.usp.br/
Atenção: O Programa de Teoria Literária e Literatura Comparada faz seleção anual, no segundo semestre de cada ano (inscrições previstas para agosto), para ingresso no ano subsequente.
DOCUMENTAÇÃO: no momento da inscrição, o candidato estrangeiro deve apresentar apenas a documentação que constar no edital - o edital é publicado na página do Programa e o seu respectivo link é também publicado na página da Comissão de Pós-graduação da FFLCH/USP. Recomendamos que os candidatos ao ingresso no Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada acompanhem as publicações em sua página. Para os candidatos estrangeiros, o documento de identidade solicitado para a inscrição no processo seletivo é o Passaporte ou o RNE - Registro Nacional de Estrangeiro. O RNE somente será solicitado, em definitivo, no momento da matrícula no curso de pós-graduação, caso o candidato seja aprovado no processo seletivo.
DO PROCESSO SELETIVO: Para saber mais sobre o processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada, sugerimos a leitura do edital anterior, na página http://postllc.fflch.usp.br/pos/149
PROFICIÊNCIA EM PORTUGUÊS: O candidato estrangeiro deverá comprovar proficiência em português, conforme o previsto pelo Art. 65, §4º do Regimento de Pós-Graduação da USP (http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-6542-de-18-de-abril-de-2013-2): “O candidato estrangeiro também deverá demonstrar proficiência em língua portuguesa, conforme os critérios estabelecidos nas normas do Programa de Pós-Graduação aprovadas pela CPG.”
O candidato estrangeiro que tiver sido aprovado no CELPE-BRAS será dispensado do exame de proficiência em língua portuguesa, devendo anexar cópia autenticada do referido certificado no momento da inscrição.
Caso não possua o certificado CELPE-BRAS, deve realizar a prova de proficiência em língua portuguesa oferecida pelo Centro de Línguas da FFLCH. A página da Equipe de Português do Centro de Línguas é https://clinguas.fflch.usp.br/port
RECONHECIMENTO DE TÍTULOS OBTIDOS EM UNIVERSIDADES ESTRANGEIRAS:
Está impossibilitado de participar do processo seletivo ou, posteriormente matricular-se no curso de Doutorado:
a) O candidato que ainda não deu entrada no pedido de Equivalência de Título ou do Reconhecimento de Diploma até o último dia previsto para inscrição no processo seletivo.
b) O candidato cuja tramitação do pedido de Equivalência de Título na USP ou do Reconhecimento de Diploma ainda não tenha chegado à CPG, CTA ou Câmara Curricular da PRPG-USP, até o último dia de matrícula dos alunos ingressantes.
Para mais informações sobre reconhecimento de títulos obtidos em universidades estrangeiras, acesse: http://biton.uspnet.usp.br/secretaria/?p=40 (dúvidas frequentes); http://www.usp.br/secretaria/?p=36 e/ou http://www.usp.br/secretaria/?p=1949
Caso precise entrar em contato com a secretaria de pós-graduação de nosso departamento, envie mensagem para postllc@usp.br